Publicidade
12/08/2012 - 23h12

Saiba quais gadgets automotivos compensam o investimento

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imagine um Uno Mille com sensor de estacionamento, câmera traseira e sistema multimídia com navegação por GPS. A Fiat não oferece os itens nem como opcionais, mas é possível equipar o veículo sem muito esforço se esse for o desejo do motorista. Contudo, é preciso avaliar quais são os gadgets que compensam o investimento.

A escolha deve seguir a necessidade do condutor e o uso que ele faz do veículo.

"Estamos instalando sensor de estacionamento até em populares. Mas o consumidor deve saber que ligar muitos aparelhos, além de ser caro, pode exigir muito da bateria original", diz Renato Mendes, técnico da Planet Sound.

Editoria de Arte/Folhapress
GADGETS AUTOMOTIVOS Acessórios que valem o investimento
GADGETS AUTOMOTIVOS Acessórios que valem o investimento

MULTIMÍDIA

Um equipamento que se tornou popular em lojas de acessórios é a central multimídia, que reúne diversas funções em um único aparelho.

Em geral, o controle é feito por meio de uma tela sensível ao toque. Os principais recursos oferecidos são sistema de som, reprodução de DVD, TV digital e navegação por GPS. A vantagem é a praticidade, mas os aparelhos custam cerca de R$ 2.200.

A tela também pode mostrar os indicadores do sensor de estacionamento e a imagem da câmera traseira, que é comprada separadamente.

As centrais mais modernas trazem acesso à internet. A Folha testou duas: a Smart, da Pósitron, e a DSW. Ambas utilizam modem 3G fornecidos por companhias de telefonia celular.

A opção da Pósitron oferece interface mais amigável para os usuários e acesso à internet eficiente. O aparelho usa sistema Android, que permite baixar e usar os aplicativos oferecidos para tablets e smartphones. É possível acessar e-mails, sites de vídeos e redes sociais, além de utilizar a busca por voz do Google.

A Smart ainda tem roteador wi-fi que pode captar ou compartilhar o sinal com outros dispositivos.

Já a central oferecida pela DSW não pode baixar aplicativos ou rodar vídeos e músicas em tempo real e só abre versões mais leves dos sites. Lembra os primeiros celulares com acesso à internet. Ainda assim, é possível acessar e-mails, sites de busca e versões web de programas de bate-papo.

A vantagem do equipamento DSW é o recurso PIP, que divide a tela em duas partes. É possível exibir as imagens da TV digital e o mapa do GPS, por exemplo.

Vale lembrar que a legislação de trânsito proíbe que o motorista assista à TV ou ao DVD com o veículo em movimento. Na maioria das centrais, há um sistema ligado ao freio ou ao acelerador que pode bloquear as imagens assim que o carro começa a se mover. Mas é o condutor que escolhe se ativará ou não esse sistema.

Apesar de funcionais, a utilidade das centrais com acesso à internet é questionável, pois a maioria dos recursos disponíveis estão presentes em smartphones e tablets.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag