Publicidade
12/08/2012 - 07h00

Carro encomendado que chegar a partir de setembro pode perder o desconto do IPI

DE SÃO PAULO

Caso não haja prorrogação, o período de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros novos termina no dia 31 deste mês. A compra no final do prazo requer alguns cuidados.

Quando o consumidor encomenda na concessionária um modelo que não está em estoque, a nota fiscal ainda não pode ser feita. O carro só será faturado quando chegar ao distribuidor autorizado.

Portanto, mesmo que o cliente tenha feito o pedido durante o período de imposto reduzido, o preço poderá ser reajustado.

Antonio Scorza/France Presse

Para o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Direito do Consumidor), se o cliente for informado no ato da compra que o preço poderá ser alterado, não há infração. Mas, se a loja não documentar essa possibilidade, ela é obrigada a cumprir a oferta anunciada.

"Quem deixa um sinal pode desistir da compra e receber o dinheiro de volta, mas depende do que está registrado no compromisso de compra e venda. O consumidor deve ler atentamente todos os documentos", orienta o advogado Thiago Coelho, especialista em direito do consumidor.

O problema pode ocorrer com alguns modelos que têm fila de espera no Brasil, como o hatch compacto March e o sedã Versa, ambos da Nissan. O fabricante japonês traz os carros do México.

"A procura é maior do que a fábrica consegue entregar. Não há nenhum para pronta entrega em São Paulo", afirmou um vendedor da Nissan.

Na Fiat, são versões 1.6 do Grand Siena e do novo Palio que estão em falta. De acordo com a montadora, há fila de espera de três meses pelos carros, pois a procura superou as previsões. A fábrica da marca em Betim (MG) aumentará a produção diária de 3.000 para 3.150 unidades.

"Com as vendas em baixa, muitas marcas programaram paradas na produção e férias coletivas. A redução do IPI aqueceu o mercado e os estoques baixaram, mas as paralisações já estavam combinadas com o sindicato e não puderam ser revogadas. Foi algo temporário, que não aconteceu com todas as marcas", avalia Alessandro Volpato, gerente de operações da Ford Mix, que diz ter todos os modelos para pronta entrega.

Já a Volkswagen acelerou a distribuição dos novos Gol e Voyage, lançados no mês passado, para aproveitar o final do período de imposto reduzido. Segundo vendedores consultados pela Folha, a fábrica garantiu haver estoque dos modelos. (RICARDO RIBEIRO)

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag