Publicidade
26/08/2012 - 06h01

Cursos de pilotagem ajudam a dirigir melhor

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Aprender a dirigir é simples. A parte difícil do processo é saber como controlar o carro em situações de risco.

"As autoescolas dão noções de direção básica, a formação deveria ser mais abrangente", diz José Guedes Pereira, presidente do Sindautoescola (sindicato dos centros de formação de condutores de São Paulo). Exercícios como saída em rampa e baliza costumam ser os dois mais trabalhados pelas instituições, pois são exigidos no exame.

Quem quiser algo a mais precisa recorrer aos cursos avançados de direção, ministrados por escolas de pilotagem e por fabricantes de carros. O mais recente é o Lancer Experience, promovido pela Mitsubishi com o objetivo de ensinar aos inscritos como explorar ao máximo os recursos de seus veículos.

Ivan Ribeiro/Folhapress

A Folha avaliou seis cursos de "pós-graduação" em pilotagem, cujos preços variam de R$ 1.300 a R$ 5.000, e constatou que todos são similares em conteúdo. A diferença está na estrutura de cada um.

No mais caro, o aluno ganha macacão de competidor e faz as atividades em esportivos importados. Já na opção mais barata, o aprendiz usa o próprio veículo. Isso pode ser uma vantagem, pois o motorista passa a conhecer melhor os limites da máquina que tem em mãos.

Por questões de segurança, as aulas práticas acontecem em autódromos (com áreas de escape). As atividades são dinâmicas.

Os exercícios mais difíceis -- e emocionantes -- são os que simulam situações de risco, incluindo derrapagens e desvio repentino de trajetória em piso molhado com e sem freio ABS (que evita o travamento das rodas).

"O objetivo é demonstrar ao motorista como o veículo se comporta e treiná-lo a reagir da maneira correta", explica Emerson Piedade, instrutor da Alpi Escola de Pilotagem.

Com duração média de oito horas, os cursos também são compostos por aulas teóricas. Segundo organizadores, o risco de acidente é pequeno. Mesmo assim, há equipes de resgate de plantão.

Segundo o gerente de vendas Ricardo Lemes, 34, um ensinamento do curso de pilotagem o livrou de um acidente. "Estava na estrada e um cachorro entrou repentinamente na frente do meu carro. Consegui desviar usando as técnicas que aprendi nas aulas", diz.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) também oferece um curso de direção. É gratuito, mas há somente aulas teóricas.

Ivan Ribeiro/Folhapress

Para quem quer aprimorar suas habilidades off-road, a Land Rover oferece um módulo voltado para a condução em terrenos irregulares. O programa é ministrado em Monte Mor (117 km de São Paulo) e similar ao Experience europeu. Há testes em trilhas com diversos níveis de dificuldade, incluindo transposição de trechos alagados.

DESCONTO NO SEGURO

Comuns na Europa, os cursos avançados de pilotagem ajudam motoristas experientes a se familiarizar com novas tecnologias e ensinam aos jovens qual é o limite -- tanto o do carro quanto o de si próprio.

"Há muitos pais que matriculam os filhos no módulo de competição, onde as manobras são feitas em velocidades mais altas. Depois da primeira derrapagem controlada, o garoto percebe que com carro não se brinca", diz Emerson Piedade, instrutor da Alpie Escola de Pilotagem.

Para fazer o seguro dos veículos de jovens de 18 a 24 anos, a Porto Seguro, por exemplo, exige que o cliente faça aulas de direção no Centro de Pilotagem Roberto Manzini.

Além de pagar o curso, a seguradora oferece desconto de até 20% na apólice. A empresa constatou que o número de acidentes com o grupo que passou pelo treinamento caiu sensivelmente -- por questão estratégica, a Porto Seguro não revela o índice.

A jovem Raquel Casselli, 25, foi uma das que fez o curso no ano passado. "Aprendi, por exemplo, qual é a minha posição ideal de condução, que me permite guiar de forma mais dinâmica e confortável. Hoje sei avaliar melhor as situações de risco."

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag