Publicidade
25/04/2011 - 15h42

No Japão, montadoras testam nível de radiação em carros

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após o terremoto e o tsumani de 11 de março, o Japão registrou queda de mais de 50% na produção de carros.

O desastre também já causou impacto negativo nas lojas e, segundo analistas, deve afetar o ranking global de vendas.

Toyota suspende produção por três dias no Brasil

Agora, devido a vazamentos nos reatores da usina de Fukushima, montadoras japonesas começam a testar o nível de radiação emitido pelos veículos que pretendem exportar.

A Nissan, que teve queda de 52,4% nas vendas, foi a primeira a confirmar que está realizando esses testes. Eles são feitos em dez carros de cada lote, escolhidos aleatoriamente. O nível de radiação é medido no capô, no volante e nas rodas.

Yuriko Nakao/Reuters
Funcionário da Nissan usa aparelho para medir nível de radiação em carros destinados à exportação
Funcionário da Nissan usa aparelho para medir nível de radiação em lote de carros que serão exportados

A Toyota anunciou que também iniciou procedimentos de medição.

A Jama (Associação Japonesa dos Fabricantes de Automóveis) declarou que tomará suas próprias medidas para verificar radiação em todos os veículos destinados à exportação.

QUEDA NAS VENDAS

A Toyota, maior fabricante de veículos do mundo, viu a produção cair 62,7% em março, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que abre caminho para concorrentes como GM e Volkswagen.

"O Japão é o terceiro entre os países que mais vendem veículos, mas já estava desacelerando nos últimos anos e agora terá uma queda mais dramática", afirma Paul Taylor, economista chefe da Nada (sigla em inglês para Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos dos EUA).

A Toyota também anunciou que fábricas de oito países asiáticos, incluindo Tailândia e Índia, funcionarão apenas três dias por semana e com 50% da capacidade.

A queda foi causada pela falta de componentes, de peças e de tinta que eram produzidos por fábricas das montadoras ou fornecedores localizados na região devastada pelo desastre.

A maior redução nas vendas, 62,9%, foi registrada pela Honda. Mazda e Mitsubishi tiveram queda de 53,6% e 25,7%, respectivamente.

As filiais no exterior também registraram cortes na produção. As montadoras declararam que estão reajustando as operações usando fábricas e fornecedores de fora do Japão, mas a situação só deve estar regularizada no final do ano.

Com agências internacionais

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag