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16/05/2011 - 13h12

Adesivo com textura "3D" imita fibra de carbono

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Presente em superesportivos, a fibra de carbono, por ser mais leve e resistente que o aço, é um material nobre -- e caro. Só o aerofólio de um F-1 beira os R$ 180 mil.

Alessandro Shinoda/Folhapress
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Aplicação do adesivo requer secador para evitar bolhas

Bem mais em conta, os adesivos que imitam a textura quadriculada da fibra de carbono ganham espaço entre os fãs da personalização.

"A maioria procura o adesivo para decorar detalhes de painel e do exterior, como retrovisor, teto e aerofólio", conta Thaís Mota, da Decalline, empresa especializada em faixas automotivas.

O preço do adesivo com relevo é cerca de 30% mais caro que o branco ou o prata fosco, por exemplo.

Cobrir com "fibra de carbono" o capô de um hatch sai, em média, por R$ 600, três vezes mais do que revestir a coluna central -- o decalque não cola em peças muito curvas, como o aro do volante.

Alessandro Shinoda/Folhapress
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Funcionário recorta excesso de adesivo no acabamento

"Mas é preciso atenção, pois há lojas que aplicam adesivo para uso arquitetônico em carros.

Ele não tem a mesma resistência e acabamento", diz Paulo Bento, da Pretofosco adesivagem.

Segundo a fabricante 3M, o material próprio para automóveis é mais fino e adere melhor à lataria. No entanto, só pode ser limpo com sabão neutro.

ONDE ENCONTRAR

www.decallline.com.br
www.pretofosco.com.br

Alessandro Shinoda/Folhapress
Hyundai i30 com adesivo que imita fibra de carbono
Hyundai i30 com adesivo que imita fibra de carbono
 

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