Publicidade
18/05/2011 - 07h28

Em concordata, estúdio Bertone leiloa carros históricos

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Seis carros-conceito do renomado estúdio italiano de design Bertone serão leiloados neste sábado (21), no "Concorso d'Eleganza Villa d'Este", em Como, na Itália.

A venda dos modelos é parte do processo de concordata, aberto em 2007, e uma exigência do consórcio privado que adquiriu a empresa.

Reprodução
Lancia Stratos
Lancia Stratos HF Zero, de 1970, tem motor 1.6 V4 de 115 cv

Os carros são o Chevrolet Testudo, de 1963, o Lamborghini Marzal, de 1967, o Lancia Stratos HF Zero, de 1970, o Lamborghini Bravo, de 1974, o Lancia Sibilo, de 1978, e o Lamborghini Athon, de 1980.

No Stratos, que tem linhas muito angulares, o motorista precisa entrar por cima. O para-brisa e o teto são a mesma peça, que precisa ser aberta para acessar a cabine. Já o Testudo foi criado pelo famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro.

Os modelos de frente baixa e linhas angulares são ícones de um período de design revolucionário do final dos anos 1960, quando carros cuneiformes inspiraram uma geração.

"A revolução cultural de 1968 está toda dentro deles", afirma Mike Robinson, atual diretor de design do estúdio Bertone.

Segundo Robinson, o Lancia Stratos, que levou adiante as linhas cuneiformes do Lamborghini Marzal, foi o carro que o inspirou a desistir de seus estudos de arquitetura e se tornar um designer de automóveis.

Reprodução
Lancia Stratos
Teto abre para o motorista e passageiro poderem entrar

Chris Bangle, o ex-designer chefe da BMW, que revolucionou as linhas da montadora alemã, também se considera influenciado pelos carros do estúdio italiano.

"Eu sou filho daqueles carros Bertone, em especial os Carabo", afirma, em referência ao famoso Alfa Romeo Carabo, de 1968.

"Quando vi o Carabo pela primeira vez, descobri o design de automóveis", lembra.

O desenho cuneiforme se tornou uma espécie de marca registrada do Bertone. Era uma obsessão de Marcello Gandini, que assumiu o cargo de Giorgetto Giugiaro como principal designer do estúdio em 1965.

Depois de 1967, as casas de design italianas, incluindo Pininfarina e Italdesign, começaram uma guerra de modelos cuneiformes.

Uma verdadeira disputa para ver o quão baixo poderia ser um veículo. O Lancia Stratos ficava a apenas 33 cm acima do chão.

Modelos cuneiformes têm um ar de ficção científica, parecendo cruzadores da Frota Estelar ou estudos da Nasa para o futuras naves.

Reprodução
Marzal
Lamborguini Marzal, de 1967, desenhado por Gandini Marzal

"Estava à deriva em direção ao que os escritores de ficção científica julgariam promissor", descreveu Gandini Marzal, sobre o processo de criação do Lamborghini Marzal, durante a apresentação do carro em 1967.

A importância dos carros tornou a venda uma questão emocional. O presidente-executivo do estúdio Bertone, Marco Filippa, chegou a apelar, em carta, ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, para impedir o leilão. A solicitação não foi atendida.

A estimativa é de que os carros do estúdio Bertone sejam leiloados por 2 milhões de euros cada um. A venda será organizada pela RM Auction, especializada em leiloar carros de luxo.

Com agências internacionais

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag