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02/06/2011 - 17h06

Miniatura tem preço de carro de verdade

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O piloto de Fórmula 1 Felipe Massa desenhou um modelo para a coleção de carrinhos da Hot Wheels. A peça foi apresentada nesta quinta-feira (2) pela empresa. Miniaturas como a assinada por Massa podem ter preço de automóvel de verdade.

Piloto Felipe Massa desenha modelo de carrinho para marca

Murillo Mendes /Divulgação
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Piloto de F-1 Felipe Massa desenha modelo da Hot Wheels

Os modelos comemorativos da marca, vendidos em cada convenção anual da empresa por cerca de R$ 30, por exemplo, triplicam de preço porque trata-se de séries limitadas que não são vendidas em lojas.

Com o tempo, os carrinhos que vão para o varejo também sobem de preço.

"São peças raras", explica o colecionador Mário Estivalet, 57, que comprou seis modelos na convenção do ano passado.

Dono de aproximadamente 11 mil miniaturas, ele aproveita os encontros para trocar os repetidos com os colegas.

Carrinhos raros são negociados, em média, por R$ 50 --cerca de dez vezes mais do que custaram na loja.

O investimento, que rende mais do que a Bolsa de Valores, é visto como secundário por alguns colecionadores, que preferem exibir as preciosidades como um troféu.

Mas nada se compara aos US$ 72 mil (R$ 120 mil) pagos, nos EUA, pelo Beach Bomb (1969), uns dos primeiros Hot Wheels.

Rafael Hupsel/Folhapress
Carrinhos de coleção chegam a custar dez vezes mais do que o preço na loja
Valor do carrinho de coleção é dez vezes o preço em loja

Desde os anos 60, a marca líder do segmento já lançou no mundo mais de 10 mil modelos, entre réplicas e criações próprias.

O Brasil perde apenas para os EUA em colecionadores, segundo estimativas das empresas do setor.

O americano Brian Hill, 48, tem uma coleção de 60 mil miniaturas, avaliada em R$ 600 mil.

"Venho ao Brasil garimpar preciosidades, já que o número de aficionados está crescendo", conta o empresário, que hoje vive da compra e venda de carrinhos de ferro.

Já o garoto Lian Konig, 8, diz ser diferente de outros colecionadores. "Gosto de brincar com meus Hot Wheels."

Com "apenas" 2.000 miniaturas, sua preferida é a Kombi. "É igual à do meu pai. É legal poder entrar e passear de verdade", compara.

Lucas Uebel/Divulgação
O americano Phill Riehlman é o mais cultuado designer de carrinhos
Phill Riehlman é o mais cultuado designer de carrinhos

O carrinho de Felipe Massa foi batizado de Eagle Massa e será vendido em dois modelos.

Um deles é em escala 1:64, que fará parte da linha tradicional dos brinquedos. O outro terá edição limitada e autógrafo de Massa.

A venda começa no segundo trimestre do ano que vem em 150 países. Massa contou com a ajuda de Alton Takeyasu, designer da marca. Afinal, fazer miniatura é difícil como criar um carro real.

Quem garante é Phil Riehlman, 46, o mais cultuado designer de carrinhos da atualidade e há 16 anos na Hot Wheels. Segundo ele, as miniaturas também influenciam o desenho de automóveis.

"A concepção é parecida. Já as rodas grandes e a pintura extravagante vêm dos bólidos de corrida", afirma Riehlman, que quase teve de "engavetar" a Kombi Drag Bus, um de seus maiores sucessos.

Hoje Riehlman dirige um Plymouth Barracuda, mas diz admirar a Ferrari 280 GTO.

 

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