Publicidade
06/10/2011 - 16h10

Para conter emissões, Europa estuda reduzir velocidade em estradas

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O governo inglês estuda elevar o limite de velocidades em suas estradas de aproximadamente 115 km/h (70 mph) para 130 km/h a partir de 2013.

Isso porque o atual limite fora estipulado em 1965, quando as rodovias e os carros ainda não tinham tanta segurança quanto os de hoje.

Divulgação
Velocidade em estradas inglesas pode passar de 70 mph para 80 mph em dois anos
Velocidade máxima de automóveis de passeio em estradas inglesas pode passar de 70 mph para 80 mph em dois anos

Para o secretário de transporte, Philip Hammond, o aumento da velocidade poderia acarretar benfícios econômicos para o país, principalmente por conta da diminuição do tempo de deslocamento dos motoristas.

Mas especialistas em segurança viária argumentam que o risco de acidentes de trânsito aumentaria consideravelmente com o incremento da velocidade, assim como os gastos com saúde pública.

Ambientalistas europeus também são contrários à elevação do limite nas estradas inglesas, já que em ritmo mais acelerado os automóveis tendem a consumir mais combustível e, consequentemente, poluir mais.

A motivação ambiental também põe em risco o futuro das Autobahn (estradas sem limite de velocidade), na Alemanha.

BRASIL

Em 2010, o deputado federal Pompeu de Mattos (PDT-RS) propôs a instalação de limitadores de velocidade nos carros brasileiros para que o velocímetro não ultrapassasse os 140 km/h. Mas, em fevereiro deste ano, o projeto foi arquivado pela Câmara.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag