Para conter emissões, Europa estuda reduzir velocidade em estradas
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
O governo inglês estuda elevar o limite de velocidades em suas estradas de aproximadamente 115 km/h (70 mph) para 130 km/h a partir de 2013.
Isso porque o atual limite fora estipulado em 1965, quando as rodovias e os carros ainda não tinham tanta segurança quanto os de hoje.
Divulgação |
Velocidade máxima de automóveis de passeio em estradas inglesas pode passar de 70 mph para 80 mph em dois anos |
Para o secretário de transporte, Philip Hammond, o aumento da velocidade poderia acarretar benfícios econômicos para o país, principalmente por conta da diminuição do tempo de deslocamento dos motoristas.
Mas especialistas em segurança viária argumentam que o risco de acidentes de trânsito aumentaria consideravelmente com o incremento da velocidade, assim como os gastos com saúde pública.
Ambientalistas europeus também são contrários à elevação do limite nas estradas inglesas, já que em ritmo mais acelerado os automóveis tendem a consumir mais combustível e, consequentemente, poluir mais.
A motivação ambiental também põe em risco o futuro das Autobahn (estradas sem limite de velocidade), na Alemanha.
BRASIL
Em 2010, o deputado federal Pompeu de Mattos (PDT-RS) propôs a instalação de limitadores de velocidade nos carros brasileiros para que o velocímetro não ultrapassasse os 140 km/h. Mas, em fevereiro deste ano, o projeto foi arquivado pela Câmara.
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