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23/10/2011 - 07h01

Veja como anda o Sonic, futuro Chevrolet e arquirrival do New Fiesta

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT (EUA)

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Hatch Sonic, no campo de provas da GM em Detroit
Hatch Sonic, em teste no campo de provas da GM em Detroit

Um raro raio de sol cortou as nuvens sobre o campo de provas da GM. É outono nos Estados Unidos, e Detroit está cinzenta e fria. Mas, para a centenária Chevrolet, ainda é primavera: momento de renascer e conquistar gente nova. É para isso que foi feito o compacto Sonic.

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Modelo é candidato a substituto do Astra
Modelo é candidato a substituto do veterano Astra nacional

Na pista em que a Folha testou com exclusividade o modelo, havia opções hatch com câmbio automático e sedã com caixa manual; ambas têm seis marchas e motor 1.4 turbo (138 cv).

Serão poucas voltas, mas é a oportunidade de conhecer o modelo que chegará ao Brasil em 2012.

Seu alvo tem nome: Ford New Fiesta. Em comparação ao rival, o Sonic oferece um pouco mais de espaço interno (em todos os assentos) e um pouco menos de refinamento -é mais simples, por dentro e por fora.

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Painel do Chevrolet mescla mostradores analógicos e digitais
Painel do Chevrolet mescla mostradores analógicos e digitais

O painel mistura conta-giros analógico com velocímetro digital. As peças se sobrepõem com harmonia, um belo exercício de design.

A frente é invocada, mas o motor 1.4 preza pela suavidade. A turbina começa a soprar cedo e há sempre respostas prontas aos comandos do acelerador. A chegada dessa versão ao Brasil, porém, é duvidosa. O mais cotado para estes trópicos é o 1.6 16V (115 cv), que será "flex".

As incertezas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) atrasaram os planos. A princípio, o carro seria importado dos Estados Unidos ou da Coreia do Sul, onde o projeto foi desenvolvido.

Há planos de fabricação no México, mas dependem da aceitação do veículo no mercado americano para justificar uma produção maior.

A GM desconversa, mas o Sonic estreia no Brasil em 2012. O preço inicial ficará pouco abaixo de R$ 50 mil, como o do New Fiesta.

DESENHO AVANÇADO

O hatch tem desenho moderno, enquanto o sedã é conservador por culpa da traseira "careta". Mas o porta-malas compensa: são 466 litros de capacidade.

A velocidade máxima no teste era de 72 km/h, com observadores espalhados pela pista para flagrar abusos. Nessas condições, foi possível perceber o bom isolamento acústico e sentir inveja dos americanos e suas rádios FM digitais de som cristalino.

Terá o Sonic poder para fazer frente ao New Fiesta? Em estilo, não; o Ford tem mais presença. Mas o prático Chevrolet foi pensado para jovens que começam a ascender profissionalmente.

O sol volta a brilhar no horizonte dos fabricantes americanos.

O jornalista viajou a convite da GM, que cedeu o Sonic para avaliação

 

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