Publicidade
08/11/2011 - 07h16

Engenheiro ganha espaço em setor público com o PAC

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Planta sobre a mesa e planilhas no computador. Durante as oito horas diárias de trabalho, Maurício Kamada, 46, coordenador de engenharia da Caixa Econômica Federal, gere uma equipe de dez engenheiros e dez técnicos que se debruçam sobre croquis e cálculos financeiros.

Entre as funções dele e do time está a de avaliar custos e viabilidade de obras de saneamento, como drenagem e construção de aterros sanitários, que serão financiadas pela Caixa -processo semelhante ao que ocorre em análise de crédito residencial.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Maurício Kamada, coordenador de engenharia da Caixa, em SP
Maurício Kamada, coordenador de engenharia da Caixa

Há oito anos no banco, Kamada iniciou carreira como engenheiro após ser aprovado em concurso público.

Durante quatro anos -antes de tornar-se chefe- analisou plantas, fez vistorias semanais a empreendimentos e fotografou detalhes das obras para acompanhar a aplicação da verba liberada.

A ausência de rotina, diz, é o grande atrativo da função. "Não temos aquele branco de escritório porque não ficamos o tempo todo na empresa."

Com os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o volume de análises de projetos por engenheiro cresceu, diz. A função deve ser uma das contempladas no próximo concurso da Caixa, programado para 2012 (leia abaixo).

Cada engenheiro acompanha 32 obras ao mesmo tempo -cada uma leva ao menos um ano para ser finalizada.

Com 31 projetos em andamento, Alexandre Pestana, 35, funcionário de Kamada, divide seu tempo entre visitas técnicas a obras e análises de tabelas de custos. "Temos que cumprir metas em prazos curtos", ressalta ele.

A correria, afirma Kamada, tornou-se comum. A equipe teve de trabalhar pela primeira vez na virada de 2010 para 2011 para suprir a demanda. Promoções "ocorrem a cada dois anos por tempo de trabalho e meritocracia", diz.

5.000 VAGAS

A Caixa Econômica Federal deve abrir no ano que vem concurso público para a seleção de 5.000 profissionais de níveis técnico e superior. Entre as vagas oferecidas estarão a de técnico bancário e de engenheiro em diversos Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os salários vão de R$ 1.784 a R$ 7.931. Ainda não há data para publicação do edital, segundo o banco.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag