Publicidade
05/11/2011 - 07h55

Corporações investem em programas para gestantes

MARIA APARECIDA SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A analista bancária Cláudia Oliveira Taipina, 32, está na 36ª semana da gravidez. O gerente de contas Warley Araújo, 33, acabou de se tornar pai.

Os dois profissionais de empresas diferentes têm em comum o fato de fazerem parte de cursos de acompanhamento gestacional oferecidos pelas corporações em que trabalham.

Taipina, funcionária do Itaú-Unibaco, faz parte do programa "Bebê a Bordo", que é mantido há quatro anos e beneficiou 1.305 pessoas.

A gestante recebe orientação de profissionais da área da saúde, palestras e dicas dos cuidados que deve ter com a criança, como troca de fraudas e formas de amamentação. Os pais ganham ainda kits com foto do casal e manuais sobre cuidados com o bebê.

Para Agnelo Dias, superintendente de saúde ocupacional do banco, o projeto tem por objetivo preparar profissionais para que a mudança aconteça de forma tranquila e produtiva. "Quanto melhor [a mãe] se sentir, maior é o rendimento profissional."

Já Araújo participou do curso presencial oferecido pela Telefônica-Vivo no mês passado sem a esposa, que precisou ser internada por complicações na gravidez.

Segundo ele, a mulher, recebeu uma ligação do time de enfermagem que acompanhava a gestação no momento em que sentia dores. "A equipe orientou para que ela fosse ao médico porque poderia ter a criança antes da hora."

A companhia atendeu a cerca de 800 pessoas pelo programa "Nascer Bem", que inclui atendimento e monitoramento nos últimos meses de gravidez e durante a amamentação.

Segundo Michel Daud Filho, diretor de promoção à saúde da empresa, o programa foi criado porque as gestantes tinham dificuldade no acompanhamento em consultas periódicas. A falta de monitoramento pode resultar em complicações como prematuridade e problemas após o parto, que aumentava o período de afastamento.

Com o apoio dado pela empresa, houve ganho emocional para as profissionais, redução nos custos e maior rendimento na volta ao trabalho, segundo Daud Filho.

Programa semelhante é disponibilizado para os funcionários da Natura, com o "Cuidando de Quem Cuida". A empresa conta com médicos que acompanham as funcionárias no pré-natal.

Keila Cristiuma, diretora da Sempre Materna, empresa que oferece cursos para gestantes em parceria com diversas empresas, diz acreditar que os resultados do investimento são bons para funcionária e empregador.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag