Publicidade
18/12/2011 - 07h05

Título inusitado é novo filão em autoajuda profissional

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

"O que Podemos Aprender com os Gansos" e "Tudo que Sei sobre Negócios Aprendi na Pescaria" foram os nomes dados por Alexandre Rangel, 60, para dois dos seus livros, lançados pela Original.

No último, o autor faz metáforas gerenciais com o esporte. "Comecei a associar as limitações do barco às de uma empresa: o enjoo ao mal-estar no trabalho e a falta de ventos à de recursos."

O público-alvo é formado por executivos, mas título e parábolas servem para "a pessoa se aproximar e folhear na livraria", explica.

Na seara de livros de autoajuda profissional, que costumam ter presença marcante nas listas de mais vendidos, o filão dos títulos "inusitados" é uma novidade com alto potencial, diz a editora Gisele Mós, 30, da Saraiva.

A empresa lançou em novembro "Tudo que Sei sobre Gestão Aprendi com Meu Cachorro", escrito pelo americano Martin Levin.

A obra, afirma Mós, é séria e usa o apelo do cão para atingir um público além do formado por administradores. As vendas "vão bem", frisa.

Karime Xavier/Folhapress
O José Marcelo, empresário de factoring, foi fisgado por um título diferente
O José Marcelo, empresário de factoring, foi fisgado por um título diferente

A editora também publicou "Guia de Sobrevivência do Chefe" e "Como Trabalhar para um Idiota", na décima edição. Para 2012, planeja o lançamento de "O Poderoso Chefão Corporativo" -título provisório-, com dicas de negócios de Louis Ferrante, um ex-mafioso americano.

O QUE HÁ EM UM NOME

"Networking", tecnologia no trabalho e criatividade também entram na lista de temas de autoajuda -bem como marketing pessoal, assunto escolhido pelo "coach" Sílvio Celestino, 45.

Quando estava prestes a lançar sua obra pela editora Sedna, o autor fez pesquisa para decidir como a batizaria. A preferência era por "Vamos em Frente", mas adotou "Conversa de Elevador".

O empresário José Marcelo da Silva, 51, leu o livro. "O nome é referência ao marketing pessoal e ao fato de, às vezes, termos pouco tempo para expor algo importante."

Também pelo apelo do título, Alexandre Borin, 34, presidente da Prestus Consultores Virtuais, escolheu "Trabalhe 4 Horas por Semana", de Timothy Ferriss, da Planeta. "Não dá para levar tudo o que ele diz ao pé da letra."

Tânia Gomes, 37, diretora-executiva da agência underDOGS, leu "Trabalhar com Você Está Me Matando", da GMT. "Sou chefe e o título chamou a atenção porque pensei que alguém [da equipe] poderia sentir-se nessa posição", conta a gestora.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag