Publicidade
18/10/2011 - 07h23

Firmeza em resposta minimiza agressões no trabalho

DE SÃO PAULO

O que o profissional deve fazer ao ser alvo de agressão verbal no trabalho? Ficar quieto? Exigir desculpas? Para a psicóloga Barbara Berckhan, autora de "Como se Defender de Ataques Verbais" (ed. Sextante), todas as opções servem se o profissional for firme e souber reagir.

De maneira didática, ela descreve oito maneiras para responder a ataques.Entre as sugestões está a de piscar os olhos sarcasticamente ao ser insultado na empresa (leia outras abaixo). A estratégia, segundo a autora, "demonstra que o ofendido não se abalou com as palavras e não vai despender energia com respostas".

Há exemplos, contudo, que, de tão inocentes, soam cômicos. É o caso do diálogo fictício "ligue seu cérebro antes de abrir a boca" (agressor) e "estou aguardando pedido de desculpas" (ofendido).

No penúltimo capítulo, a autora inclui guia, no qual os leitores anotam os principais insultos recebidos e refletem sobre o que deveriam fazer para evitá-los.

Apesar de a obra não ponderar a eficiência das estratégias apresentadas, ela abre possibilidade para profissionais repensarem suas reações diante de agressões.

Editoria de Arte/Folhapress
esquema sobre como reagir a agressões verbais, 16/out
Esquema sobre como reagir a agressões verbais, 16/out
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag