Publicidade
20/10/2011 - 12h40

Escolha de MBA deve considerar nome da escola

MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde maio, o CNE (Conselho Nacional de Educação) não mais credencia instituições não educacionais para terem o aval do MEC ao ministrar cursos de pós-graduação e MBA no país. Por isso, a escolha do curso deve levar em consideração o status da escola no mercado, opinam analistas.

Na avaliação de Armando Dal Colletto, secretário-executivo da Anamba (Associação Nacional de MBA) e diretor da BSP (Business School São Paulo), a regra é uma tentativa de regulamentação desses programas no país.

"A sigla MBA se transformou em uma palavra mágica e todo mundo a quer no currículo. Na prática, o programa é voltado a executivos que pretendem desenvolver capacidade de análise, de decisão e de gestão e que tenham experiência profissional."

Nesse sentido, a medida, diz Paulo Speller, presidente da Câmara Setorial do CNE, impactará apenas entidades desconhecidas e que usam a designação "MBA" para programas que nem sempre se caracterizam como tal.

"Universidades corporativas, fundações, ONGs e entidades de classe poderão ministrar esses cursos, mas não terão o diploma reconhecido pelo MEC", frisa. "Instituições não educacionais renomadas continuarão funcionando normalmente e serão reconhecidas por outros indicadores, como a qualidade de seu quadro de docentes."

IDIOSSINCRASIAS

No Brasil, segundo o Ministério da Educação, o MBA é uma pós "lato sensu" com carga horária mínima de 360 horas e professores com título de especialização. Pelos critérios da Anamba, a carga deve ser de 480 horas.

Para Graziella Comini, conselheira do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e abre em 2012 seu primeiro MBA em negócios socioambientais, a nova legislação tem "idiossincrasias".

"O Ipê é credenciado para dar curso de mestrado profissional, cujos requisitos para reconhecimento são mais rigorosos do que os de uma pós", argumenta.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag