Publicidade
09/11/2011 - 07h00

Saiba qual tipo de cão se adapta ao tamanho de sua casa

DE SÃO PAULO

Fofos, peludos e lambões, cães têm sido cada vez mais frequentes em apartamentos na cidade de São Paulo.

Entre 2002 e 2009, a população canina cresceu 60% na capital, segundo uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

O que muitas famílias não sabem, muitas vezes, é definir qual é a raça ideal para o seu estilo --e seu apartamento. "Alguns cães precisam gastar muito mais energia do que outros", afirma Michelle Macedo, veterinária do Micão Pet Shop, em Perdizes (zona oeste de SP).

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessariamente o tamanho que define o mascote ideal. Muitas vezes, explica a veterinária Vanessa Cubas, da empresa de serivços de creche e passeio Dogwalker, cães pequenos, que em tese se adaptariam melhor a apartamentos, podem ser muito carentes ou ter muita energia acumulada. Já outros, como os huskies, conseguem lidar bem com algumas horas de solidão, enquanto o dono passa o dia no trabalho.

"Mas é importante deixar claro: a personalidade varia muito de cão para cão, de acordo com a criação e a personalidade do dono", alerta Cubas.

Confira abaixo algumas dicas sobre raças e de "etiqueta canina", elaboradas com a contribuição das veterinárias e da advogada Evelyn Gasparetto, coautora do livro "Administrando Condomínios".

Editoria de Arte/Folhapress
COMPORTAMENTO OU TAMANHO? Veja como escolher a raça do seu cão conforme a área disponível
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag