Publicidade
19/11/2011 - 07h45

Casa Brasileira expõe design escandinavo em São Paulo

DE SÃO PAULO

A interação entre o design dos países do Norte da Europa e o Brasil é o objetivo da exposição Prêmios do Design Nórdico, que vai até o dia 15 de janeiro no Museu da Casa Brasileira, na zona oeste de São Paulo.

Nela, serão mostradas 12 obras premiadas por designers da Escandinávia. Para a professora Maria Cecília Loschiavo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o evento é uma oportunidade de aproximar o nosso design com o dos países nórdicos.

Divulgação
Cobertor que estará exposto no Museu da Casa Brasileira até 15 de janeiro
Cobertor que estará exposto no Museu da Casa Brasileira até 15 de janeiro

A professora destaca o trabalho com madeira feita nesses países. "Eles são países que são referência nas técnicas de uso da madeira, e dialogam com grandes obras do design do mobiliário, sobretudo nos anos 60 pelos designers brasileiros, como Sérgio Rodrigues", comenta.

"Temos uma conexão muito grande com os países mediterrâneos, mas o diálogo com os países escandinavos é muito importante para nós porque temos vários pontos em comuns com esses países", afirma.

A diferença climática, por outro lado, traz alguns pontos divergentes, na opinião da pesquisadora. "As temperaturas mais baixas e a falta de luz traz uma variedade muito grande no design deles. Principalmente nos cobertores, tapetes, cortinas, para o aquecimento, e nos elementos para luz, como candelabros, velas e lareiras", explica.

PALESTRA
Complementando a exposição, o Museu realiza no próximo dia 29 uma palestra sobre o design nórdico atual. Participarão do debate a jornalista especializada no tema Adélia Borges e os designers Ewa Kumlin (Suécia) e Torbjörn Anderssen (Noruega).

O Museu da Casa Brasileira fica na avenida Brig. Faria Lima, 2705, (zona oeste). O ingresso custa R$ 4 (a meia-entrada sai por R$ 2).

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag