Publicidade
13/05/2011 - 07h30

Imóvel deve ser visitado antes da compra no Feirão da Caixa

DE SÃO PAULO

Atualizado em 20/05/2011 às 17h15.

Começa hoje (20) e vai até domingo o Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal em seis cidades: Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. O evento reúne imóveis novos, usados e na planta.

Apesar da facilidade de ter no mesmo local construtoras, corretores, cartório e técnicos da Caixa Econômica Federal, especialistas indicam cautela na hora de fechar o negócio.

"A primeira coisa que o consumidor deve fazer é checar a lista de imóveis disponíveis e visitar o local antes de comprar", indica Luiz Calado, vice-presidente do Ibef-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo).

É importante ir ao imóvel durante a noite e o dia, para saber como é o trânsito, a segurança da região, a vizinhança e o barulho. Além de saber se a área tem fácil acesso.

Se isso não for possível antes do Feirão, o evento pode ser uma boa oportunidade para conhecer mais imóveis, preços e comparar condições para a compra futura.

"Feirão não é sinônimo de bom negócio", alerta José Geraldo Tardin, presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo). "Muitas vezes os valores no evento são os mesmos do mercado".

Também é importante que o visitante já saiba o valor do imóvel que pode financiar antes de começar a procura. Para isso, basta ir a uma agência da Caixa com os três últimos comprovantes de renda, RG e CPF e pedir a pré-aprovação do crédito.

Zanone Fraissat/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 13.05.2010: FEIRÃO DA CASA PRÓPRIA - Abertura do 6º do Feirão da Casa Própria, que começa nesta quinta-feira (14) e vai até domingo (16), realizada pela Caixa Econômica Federal, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Serão oferecidos quase 152 mil imóveis novos, usados e na planta, nos quatro dias do evento, segundo a Caixa Econômica Federal, são 51,4 mil imóveis novos e 100,4 mil imóveis usados. Há opções na capital paulista, no ABC paulista e na Baixada Santista. (Foto: Zanone Fraissat/Folha Imagem/Folhapress)
Serão oferecidos 195 mil imóveis no evento de São Paulo

Esse trâmite também poderá ser feito durante o evento.

RENDA

O indicado é que no máximo 30% da renda familiar seja comprometida com o financiamento. Caso o comprador tenha outras parcelas a serem pagas, como as de um financiamento de carro, o percentual deve considerar o valor de todos os débitos mensais.

Para a entrada, não adianta usar toda a poupança da família. "Caso haja um imprevisto, o comprador pode não ter dinheiro para pagar uma parcela futura e perder o imóvel", adverte Calado.

O ideal é sempre ter cerca de 5% do valor do imóvel guardado, o valor é suficiente para pagar cerca de quatro parcelas do financiamento.

Durante a feira, alguns imóveis serão 100% financiados. Contudo, se não houver entrada, o mutuário deve lembrar que o valor pago ao final do financiamento será maior.

No caso de imóveis novos, é adequado que o comprador seja mais conservador e destine no máximo 20% dos seus rendimentos.

Além das parcelas, os contratos de imóveis na planta costumam ter as chamadas intermediárias, parcelas maiores pagas semestral ou anualmente.

USADOS

Na ponta do lápis, os usados podem ser mais vantajosos, com o preço do metro quadrado mais baixo do que o de imóveis na planta.

Se essa for a escolha, torna-se ainda mais importante a visita ao imóvel para ver as condições de manutenção do bem. Além disso, ressalta Tardin, "quem dá garantia em contrato não é gerente de banco nem corretor de imóveis, é necessário um advogado".

SERVIÇO
Feirão Caixa da Casa Própria em São Paulo
ONDE: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda)
QUANDO: sex., das 10h às 20h30; sab. e dom., das 9h às 20h

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag