Publicidade
03/06/2011 - 07h30

Morador pode arborizar a rua plantando árvore na calçada de casa

RENATA CATTARUZZI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Caminhar em ruas arborizadas é mais agradável do que em bairros com muito cimento. Apesar da grande aceitação dessa máxima, moradores e condomínios de áreas cinzentas parecem se esquecer de que a calçada é de sua responsabilidade.

Todo proprietário pode plantar uma árvore no passeio público em frente a sua casa. Para isso, basta seguir as regras da prefeitura.

A calçada precisa ter, no mínimo, 1,6 m de largura para receber uma muda. Desse espaço, 1,2 m deve ser preservado para a circulação de pedestres.

Tuca Vieira/Folhapress
So Paulo, SP. 24.05.2004. 16h45m. Foto: Tuca Vieira/Folha Imagem. Digital. Cotidiano - Conpresp tombou polgono de ruas que cercam os Jardins. Artigo veta operaes urbanas como as obras na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Na foto, a Rua Atlntica, que fica nesse polgono
Plantar na calçada requer obediência às regras da prefeitura

A dimensão da espécie escolhida deve estar adequada à largura da calçada.

"Em calçadas, como geralmente o espaço é limitado, o indicado é optar por árvores de pequeno e médio portes, para evitar que raízes quebrem o piso e copas atinjam o poste", diz a paisagista Juliana Kallas, da Kallas+Mardegan Arquitetura Paisagística.

Para evitar erros, a Prefeitura de São Paulo distribui gratuitamente mudas para o ambiente urbano. A solicitação pode ser feita em um dos parques municipais da cidade, onde são doadas espécies nativas como aroeira pimenteira; ipê amarelo; manacá-da-serra; quaresmeira; pau-formiga; ipê roxo; aroeira salsa, dedaleiro; pata-de-vaca e pau-viola.

Serviços de plantação, poda ou remoção de árvores podem ser solicitados pessoalmente nas praças de atendimento da prefeitura ou pelo telefone 156.

Saiba mais na página da Prefeitura.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag