Publicidade
30/10/2011 - 07h00

Réveillon: evite problemas ao alugar apartamentos no litoral

ANA PAULA CAMPOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
CARLOS ARTHUR FRANÇA
DE SÃO PAULO

Com preços que variam de R$ 170, uma quitinete em Santos, a R$ 8.000, uma casa de 15 quartos em Ilhabela (198 km de São Paulo), a pesquisa é a melhor forma de adequar o orçamento a uma boa virada de ano.

Páginas de internet que reúnem imóveis disponíveis para o aluguel de temporada -de até 90 dias- facilitam a vida dos locadores, que podem comparar preços de unidades e endereços. No entanto, especialistas indicam que o contrato não seja fechado à distância.

Isadora Brant/Folhapress
Sao Paulo, SP, 27-10-2011. Praia de. (Foto: Isadora Brant/Folhapress, IMOVEIS)***EXCLUSIVO FOLHA***
Placa de aluguel na praia de Boiçucanga, em São Sebastião

Conhecer pessoalmente o imóvel antes da viagem previne o locatário de frustrações como uma localização distante da praia ou a falta da mobília combinada, aconselha Décio Galvão, corretor da Décio Imóveis, de São Sebastião.

Além de checar as condições da unidade e ter certeza de que os dois dormitórios comportam as prometidas seis pessoas, é preciso conferir a distância em relação às praias que se quer visitar.

Outro ponto importante em questão é investigar a vizinhança para saber se há serviços na região, como padarias e supermercados.

O locatário também deve aproveitar e checar o funcionamento de chuveiros, geladeiras e eletrodomésticos, recomenda a corretora Ivonete Ogasawara, da Alse Imóveis.

No caso de apartamentos, é importante verificar se as vagas de garagem são cativas, ou seja, se o espaço para o carro está assegurado.

Se forem coletivas, há menos vagas do que apartamentos no prédio. Nesses casos, existe o risco de ter que deixar o carro na rua ou recorrer a estacionamentos pagos -mais um motivo para conhecer o entorno.

"Se não puder vir, vale pedir para algum conhecido no litoral visitar a locação", sugere Gerson Frateschi, delegado do litoral norte do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

Contrato
Na hora de fechar o negócio, proprietário e locatário devem estar atentos para o que estará no contrato.

Além de datas de entrada e saída, valores e formas de pagamento, eventuais multas e o número de pessoas que estarão no imóvel também devem estar registrados.

O número de copos, talheres, pratos, panelas e outros utensílios domésticos precisa ser checado na entrada da locação.

O pagamento normalmente é feito com um depósito de 50% antecipado e outro de 50% ao final da temporada.

"Em geral pede-se também um cheque-caução, que será devolvido para o inquilino ao término da locação, se não houver danos", diz Sarah Goldsztejn, corretora da Kasa Imóveis, imobiliária que atua na Baixada Santista.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag