Publicidade
04/11/2011 - 07h33

Redes sociais são lucro a empreendedores

MARIA APARECIDA SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As redes sociais que antes eram usadas como hobby agora podem gerar lucro aos usuários. Para que isso aconteça, é preciso que os donos de perfis na internet cadastrem-se em uma das plataformas de publicidade on-line disponíveis no mercado brasileiro.

Na prática, amigos ou visitantes quando clicam no anúncio são direcionados à publicidade de empresas. A cada clique, o dono da página ou do perfil ganha uma comissão.

Em outras situações, quando usuários finalizam as compras, um percentual é contabilizado na conta do divulgador. Todo mês ele recebe um valor de acordo com o total levantado em decorrência dos cliques facilitados.

Foi o que aconteceu com o programador de sistemas Rafael Dias Figueiredo, 20. Pensando em se divertir, há dois anos, ele decidiu divulgar em seu site e no Twitter produtos como livros e filmes das séries do Harry Potter.

O que começou como diversão hoje gera renda capaz de sustentar o próprio site, que é voltado para informações da série.

A publicação em seu Twitter de uma oferta do novo DVD da série gerou lucro superior a R$ 5.000 para a empresa. O programador teve uma comissão de quase R$ 300.

Otimista com a experiência, Figueiredo diz que continuará investindo na ferramenta. "Se o filiado tiver visão de mercado, consegue uma remuneração bem elevada."

Segundo Guilherme Stocco, vice-presidente de "social commerce" do grupo BuscaPé, a empresa percebeu que as redes sociais dão boa audiência e, por isso, decidiu oferecer esse tipo de serviço.

Para José Carlos Rodrigues, professor de tecnologias digitais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), direcionar o serviço de e-commerce para as redes sociais é uma forma das pessoas utilizarem as conexões como forma de vendas, o que potencializa o modelo de comércio eletrônico.

Segundo ele, com esse sistema, o usuário se torna uma espécie de "promotor", o que facilita vendas, já que foca público bem especifico.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag