Publicidade
02/05/2011 - 07h47

Em alta, setor de franquia ganha linhas de crédito especiais

RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A economia aquecida está levando bancos varejistas a personalizar linhas de crédito. Uma das que começam a se destacar é a destinada ao mercado de franchising.

O segmento, que viu seu faturamento crescer 20,4% entre 2009 e 2010, fechou o ano passado com R$ 76 bilhões em negócios.

Dobra crédito do BNDES à micro e pequena empresa
Capital de giro é financiamento mais solicitado

"A previsão é de crescimento de 15% em 2011", diz Walter Batista, consultor financeiro da ABF (Associação Brasileira de Franchising). "É um negócio já formatado, por isso virou a bola da vez no mercado", explica.

"A empresa já tem o suporte do franqueador, e o risco é menor", completa Asclepius Ramatiz Soares, gerente-executivo de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil.

Segundo ele, o banco está elaborando um projeto para otimizar o processo de acesso ao crédito para os interessados em franchising.

"Pela primeira vez, o banco virou um aliado [do empresário]", diz Eric Thomas, dono do restaurante Tantra, que está iniciando o processo de abertura de franquias.

Ele conta que, nas entrevistas com candidatos a franqueados, constatou que de 30% a 40% se enquadravam no perfil do negócio, mas não tinham o capital necessário.

A solução foi criar, com o Itaú-Unibanco, uma linha de crédito exclusiva para franqueados do Tantra. Segundo Thomas, a taxa de juros, de 2% ao mês, é "interessante", e a burocracia para a liberação do aporte foi reduzida.

PLANO DE EXPANSÃO

Era tudo de que Omar Antonio Grespan, 24, precisava. Contrariando as estatísticas de Thomas, ele deu início a uma franquia do Tantra com capital próprio, há um ano. "Logo nos três primeiros meses, fiquei estrangulado por falta de capital de giro."

Grespan contratou uma linha de crédito em outro banco e saiu do sufoco. Agora pensa em financiamento para expandir o restaurante.

A Link, rede especializada em rastreamento de veículos, também recorreu a um banco para crescer. Com 53 unidades no país, pretende chegar a 300 até 2012.

Em parceria com o Banco do Nordeste, a empresa abriu lojas na região Nordeste e no norte dos Estados de Espírito Santo e Minas Gerais. "Foi um 'upgrade' fantástico no negócio", diz Silvio Torres, que preside a empresa.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag