Caixa no azul é primeiro passo para conquistar investidor
JORDANA VIOTTO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO
Micro e pequenas empresas que precisam se capitalizar para crescer devem acertar seu fluxo de caixa antes de se sentar à mesa com investidores.
Esse é o principal conselho de Amy Millman, presidente e cofundadora da Springboard Enterprises, empresa que apoia empreendedoras que procuram investidores para ampliar suas empresas.
Violetkaipa/Shutterstock |
Empresas iniciantes devem levar a sério suas finanças |
"Quase nunca vejo empresas iniciantes levando a sério suas finanças. Uma vez que você fizer isso, diversas oportunidades de investimento vão aparecer."
A executiva participa de um evento voltado a empreendedoras, promovido pela Dell, fabricante de computadores, no Rio de Janeiro.
Caixa não é o único problema que empresários enfrentam em relação a investidores: eles também têm dúvidas sobre o valor que podem solicitar.
Daphne Dufresne, sócia da empresa de investimento RLJ Equity Partners, pontua que fundos, em geral, não investem em um negócio mais do que 10% de sua capacidade.
"Essa é uma medida que as empresas podem ter como referência para saber quanto solicitar aos investidores."
Ela mencionou também a questão a respeito do controle da empresa. "Se esse é o problema, é possível fazer contratos em que o empresário mantém o controle do negócio e o investidor fica com a parte minoritária", diz Dufresne.
É preciso, no entanto, cuidado com a escolha dos investidores. "É como um casamento", compara Millman.
Pamela Contag, executiva das empresas Cygnet Biofuels e Origen Therapeutics, que obtiveram investimentos, indica que os candidatos a investimentos de "private equity" (fundo de participação) e "venture capital" (capital de risco) tenham uma lista de perguntas ao investidor e verifiquem se ele acredita realmente no negócio.
"Fique longe dos investidores difíceis, porque, se começa assim, é o investidor errado."
Na opinião das executivas, o ideal também é que o investidor tenha experiência em empreendedorismo e "saiba o que significa fazer uma empresa dar certo".
Finalmente, o empreendedor deve confiar na intuição. "Se lá no fundo você não sentir que é o investidor certo, não assine o contrato", ressalva Lauren Flanagan, sócia das empresas de investimento Belle Capital e Phenomenelle Angels Fund I.
A repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Dell
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