Publicidade
02/10/2011 - 07h11

Mapear insumo é primeiro passo para que empresas sejam sustentáveis

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

A lenha, insumo mais utilizado na Patroni Pizza, foi trocada por briquetes de madeira (pó de serra prensado), com maior rendimento.

A escolha, avalia Rafael de Oliveira Augusto, 28, diretor de marketing, não foi aleatória. Antes, cada uma das cem unidades da rede de franquias consumia 6 toneladas de lenha por ano. Hoje, são utilizadas cerca de 3,2 toneladas de briquete.

A diferença também está no preço: 25 kg de lenha custam, em média, R$ 26; a mesma quantidade do pó de serra prensado sai por R$ 18.

A ideia da Patroni é "potencializar os principais ativos da empresa pautada em projetos que minimizem os impactos social e ambiental", esclarece o executivo.

Para fazer a troca, Augusto teve de avaliar processos. "A primeira pergunta que tenho de fazer é o que impacta o negócio", orienta Ricardo Zibas, gerente sênior da área de sustentabilidade da consultoria de gestão KPMG.

EM CADEIA
Feita a análise, é hora de mapear fornecedores, recomenda Claudio Albuquerque, diretor da ImparBrasil, consultoria focada em responsabilidade socioambiental.

"O empreendedor precisa saber onde está na cadeia [de suprimentos] e de quem ele pode cobrar", indica ele.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Raquel Cruz, da Feitiços Aromaticos, instalou ventiladores eólicos
Raquel Cruz, da Feitiços Aromaticos, instalou ventiladores eólicos

É o que faz a Alog, de tecnologia da informação. "Como compramos muitos dispositivos eletrônicos, buscamos fornecedores 'verdes'", diz Victor Arnaud, 32, diretor de marketing e processos.

Na PuraInova, de dermocosméticos, as caixas das embalagens são compradas de uma empresa que vende matéria-prima reciclada.

Além disso, a água, principal insumo, é retirada em local onde há plantação de árvores para "compensar" o carbono emitido na extração.

"Tentamos encontrar alternativas", afirma Joel Ponte, 48, presidente da empresa.

Ter equipamentos novos e fazer manutenção constante são práticas simples, que fazem parte de uma gestão sustentável, dizem especialistas.

ESTRUTURA
Há quem vá além e invista na renovação do ambiente. Foi o que fez Raquel Cruz, 42, dona da empresa de cosméticos Feitiços Aromáticos. No ano passado, o prédio foi pintado de branco e foram instalados vidros na estrutura, permitindo economia de 40% no consumo de energia.

A troca de torneiras e caixas sanitárias por modelos econômicos reduziu em 20% o consumo de água.

Para os funcionários, a empresa reservou espaço para estacionar bicicletas.

"Hoje temos um ambiente melhor", avalia Cruz.

Pensar no espaço físico é parte do processo, avalia a arquiteta Alexandra Lichtenberg, da Planejamento Estratégico para Sustentabilidade.

A escolha do local deve privilegiar iluminação e ventilação naturais e facilitar o transporte de funcionários.

Internamente, ela recomenda pintura clara e móveis de madeira certificada.

EMPRESA APLICA CONCEITO EM TODO PROCESSO
Em Jarinu (a 68 km de São Paulo), a Cassiopéia sobrevive há 30 anos fazendo produtos de limpeza manualmente com insumos de origem vegetal, quase três vezes mais caros do que derivados de petróleo usados nos produtos de limpeza químicos comuns.

Produzidas pela empresa, matérias-primas como aloe vera (babosa) são cultivadas sem agrotóxicos. "Tento seguir o ideal do meu pai [fundador da Cassiopéia], que era produzir com fórmulas menos agressivas", diz a dona, Becky Weltzien, 40.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Becky Weltzien utiliza materias ecologicos em todo o processo
Becky Weltzien utiliza materias ecologicos em todo o processo

Quando o primeiro item "verde" foi lançado, "ninguém queria saber". Hoje "todos seguem essa linha".

Os pedidos são enviados em caixas de papelão reciclado com proteção interna de granulado de fécula de milho (isopor biodegradável).

Nas gôndolas, os produtos são cerca de 20% mais caros que os convencionais, mas a empresa, afirma, cresce.

Com os 20 funcionários, ela se reúne para fazer pão integral e falar sobre reciclagem. "Eles adotam práticas da empresa em suas casas."

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag