Publicidade
07/11/2011 - 07h08

Novo Fiat Palio chega nesta semana para roubar vendas do VW Gol

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O novo Palio chega para promover uma reviravolta no mercado. Ao menos, esse é o sonho da Fiat.

A segunda geração do modelo evoluiu principalmente no quesito espaço interno, com a adoção de uma carroceria maior. O novo compacto incorpora diversos itens de conforto e segurança incomuns ao segmento, como o controle de cruzeiro e os airbags laterais (opcionais).

Divulgação
Palio cresceu e agora parece com o Punto; por dentro, ganhou requinte
Palio cresceu e agora parece com o Punto; por dentro, ganhou requinte

A missão maior do carro é roubar vendas do Gol -que está há 24 anos na liderança- e abrir caminho para que um Fiat, pela primeira vez, encabece o ranking anual de vendas no Brasil.

O Uno, atual vice-líder com 20.849 emplacamentos em outubro, vendeu apenas 1.110 unidades a menos que o hatch da VW no mês.

PEÇA FUNDAMENTAL

Contudo, a Fiat já é líder em vendas totais (soma de todos os modelos da marca) do mercado de automóveis e comerciais leves, com 22,2% de participação. A VW vem em segundo lugar, com 20,5%.

O novo Palio é peça fundamental na estratégia da marca. Ele tenta atrair os olhares de consumidores emergentes ávidos por espaço e sofisticação. O visual, apesar de não revolucionar em nenhum aspecto, impõe respeito.

Na dianteira, os faróis ovalados e a grande entrada de ar no para-choque lembram o Punto. Na traseira, o destaque vai para as lanternas elevadas, estilo também adotado pelo Renault Sandero. Mas é na lateral que o carro assume sua personalidade esportiva, com um vinco que a percorre e contorna as maçanetas e uma cintura elevada.

Por dentro, o compacto da Fiat traz bancos dianteiros envolventes e quadro de instrumentos com iluminação por LEDs que saúda o motorista: ao dar a partida, os ponteiros do velocímetro e do conta-giros percorrem os mostradores, como nos carros da Audi e da Chevrolet.

SEM NOVIDADES

Não há novidades debaixo do capô do Palio. Permanecem os motores "flex" 1.0 Evo (75 cv), 1.4 Evo (88 cv) e 1.6 E.torQ (117 cv). E, apesar da estrutura 15% mais leve, o compacto não deve apresentar ganhos no desempenho.

A versão Attractive 1.0 de entrada, que traz direção hidráulica e computador de bordo, parte de R$ 30.990. Com motor 1.4, o preço sobe para R$ 34.290.

A intermediária Essence (1.6) com trio elétrico, ar-condicionado e rodas aro 15 sai a R$ 37.990 (R$ 40.490 com câmbio automatizado Dualogic). Topo da linha, o Palio Sporting 1.6 custa a partir de R$ 39.990.

O novo Palio chega às concessionárias Fiat nesta semana.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag