Nova S10 passa por primeira avaliação
EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA (SP)
A primeira geração da Chevrolet S10 sai de cena e deixa apenas o nome como herança. A mudança equivale à metamorfose que a Toyota Hilux passou em 2006.
A picape média japonesa reinventou o segmento e virou o sonho de consumo do Brasil profundo. Enquanto isso, a S10 antiga permanecia líder de mercado, graças ao bom preço e às vendas para frotistas.
Agora, a situação se inverteu. A Hilux acaba de passar por uma mudança discreta, cuja maior novidade é a chegada do motor "flex". Já a S10 renasceu.
Maurício Pavan/Divulgação | ||
Por dentro, a nova picape Chevrolet é luxuosa como um sedã médio. Os materiais da cabine são semelhantes aos usados no Cruze, bem como os equipamentos de série e opcionais. Há 12 versões disponíveis, da LS "flex" cabine simples (R$ 58.868) à LTZ cabine dupla turbodiesel (R$ 135.250 com câmbio automático e tração 4x4).
O motor 2.4 "flex" manteve a potência da geração anterior (147 cv) e ganhou mais torque. Na opção diesel, as mudanças foram maiores. O novo 2.8 turbo oferece 180 cv, um ganho de 40 cv em relação à geração anterior.
Maurício Pavan/divulgação | ||
Após as apresentações, o teste. A primeira parte foi feita em uma trilha de terra no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba (a 98 km de São Paulo). A forração de couro e o câmbio automático de seis marchas não combinavam com a buraqueira, mas versão mais cara da nova S10 mostrou-se valente, apesar de exageradamente anestesiada.
O problema está na direção. A leveza vai agradar aos que só querem saber de usar a picape em trechos urbanos, mas as reações lentas aos comandos do volante ficam evidentes em trechos de terra e lama.
No asfalto, as qualidades se sobressaíram. A nova S10 é silenciosa em ambas as versões. O motor turbodiesel trabalha suave, bem diferente da versão anterior, vibrante no pior sentido da palavra.
Picapes médias combinam com grandes espaços e pouco asfalto. E lugares assim não faltam no Brasil. Segundo a Chevrolet, 45% dos compradores de utilitários desse porte moram em cidades com menos de 500 mil habitantes.
Entre os consumidores, há empresários, pecuaristas e produtores rurais que querem modelos bem equipados e robustos, capazes de transportar a família para o shopping com a mesma desenvoltura com que carregam cargas na fazenda. Este é o público-alvo das picapes de luxo.
Divulgação | ||
As cabines cresceram e ganharam comodidade. O aperto encontrado no banco traseiro da antiga S10 foi substituído por mais espaço para as pernas e encosto do banco com maior inclinação. É a mesma receita já adotada pelas rivais Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e VW Amarok. A próxima a mudar será a Ford Ranger, cuja nova geração estreia entre maio e junho.
A picape Chevrolet aposta na variedade de versões para se manter no topo do mercado. São 12 opções diferentes. A cabine dupla mais barata (LS "flex") custa R$ 66.350.
Todas as versões trazem freios ABS (sistema que evita o travamento das rodas), ar-condicionado e direção hidráulica.
Apenas a S10 movida a diesel pode ser equipada com tração 4x4 e câmbio automático de seis velocidades. As opções "flex" tem caixa manual de cinco marchas.
A capacidade de carga é de 1.303 kg na cabine simples e de 1.208 kg na dupla. Para quem transporta mais coisas dentro do carro do que na caçamba, as versões mais caras trazem 23 porta-trecos.
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
- Tanquinho de carro 'flex' só deve ser 'aposentado' após 2015
- Ford mostra novo sedã da polícia americana
- Chevrolet mostra versão perua do Cruze
+ CANAIS
Viu um segredo? Mande para a Folha
Acompanhe Folha Veículos no Twitter
Conheça a página de Classificados da Folha no Facebook
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade