Publicidade
19/05/2011 - 07h29

Sistema detecta pedestre e calcula rota para evitar acidente

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Continental, multinacional fabricante de pneus, está investindo em um novo sistema de detecção de pedestres. O projeto foi divulgado nesta semana pela empresa.

O sistema, batizado de Stereo, funciona com duas câmeras de alta definição posicionadas a 20 cm de distância uma da outra no vidro frontal.

Divulgação
Stereo usa câmeras de alta definição
Stereo usa câmeras de alta definição para detectar pedestre

De acordo com a Continental, o computador do sistema pode, além de detectar o obstáculo, calcular a distância em que se encontra e a sua altura, uma vez que o local distinto dos detectores permite calcular três dimensões. O princípio é o mesmo dos olhos humanos.

O equipamento é semelhante ao componente de segurança para proteção de pedestres do Volvo S60.

A Continental defende que ele é mais avançado porque a capacidade de definir a altura e distância do objeto permite que o veículo, além de oferecer o sistema de frenagem de emergência, possa sugerir rotas para que o motorista desvie do obstáculo, diminuindo as possibilidades de uma colisão.

"O que se espera dos nossos sistemas de prevenção de acidentes é que, em vez de priorizar os obstáculos, eles sejam capazes de ajudar em qualquer situação de perigo.

Isso significa que devemos procurar novas formas de acompanhamento do funcionamento do carro", afirma Andreas Marca, chefe do departamento de Segurança passiva e Negócios da Continental.

Ainda em fase de desenvolvimento, o Stereo possui margem de erro de 20 cm a 30 cm. A data de lançamento ainda não foi confirmada.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag