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29/05/2011 - 11h59

Protótipo do novo carro da Indy é apresentado em Indianápolis

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADA ESPECIAL A INDIANÁPOLIS (EUA)

A Fórmula Indy abrirá a temporada 2012 com novos carros e motores. A empresa italiana Dallara apresentou em Indianápolis os protótipos das duas carenagens --uma para pistas ovais e outra para pistas mistas--, que já foram submetidos a testes em túneis de vento e em agosto passam para as pistas, em Parma, na Itália.

Folha 'anda' com Emerson Fittipaldi em Indianápolis a 225 km/h

Diferentemente do atual veículo, que possui chassis e carenagem monomarca, na próxima temporada as equipes estão autorizadas a desenvolver ou comprar pacotes aerodinâmicos, respeitando as regras e o teto máximo em dinheiro estabelecido pela Indycar. "A ideia é mostrar veículos totalmente diferentes sob um mesmo chassis", explica Tony Cotman, chefe de projetos da Dallara.

Ron McQueeney/Divulgação
Novo protótipo apresentado em Indianápolis (EUA)
Novo protótipo apresentado em Indianápolis (EUA)

Outra novidade será o retorno de três fornecedoras de motores: Chevrolet e Lotus vão se juntar à Honda na categoria, que passará a ter motores V6 com 2.2 litros e dois turbocompressores, movidos a etanol E85. Duas equipes já anunciaram os planos para 2012. A Ganassi, atual campeã, vai continuar sendo impulsionada com motores Honda, enquanto que a Penske terá os motores Chevrolet.

A Chevrolet deixou de fazer motores para a Fórmula Indy em 2005, mas a marca tem uma ligação centenária com a categoria: em 1911, Arthur Chevrolet, irmão do fundador da empresa automobilística, Louis Chevrolet, participou da corrida inaugural da pista de Indianápolis. "Está no nosso DNA", lembra Jim Campbell, vice-presidente de veículos de performance da Chevrolet.

A jornalista viajou a convite da GM do Brasil

 

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