Publicidade
08/06/2011 - 07h11

Sistema com laser pode evitar acidente em conversões à esquerda

DE SÃO PAULO

A BMW apresentou nesta semana um novo sistema de auxílio ao motorista e que pode evitar acidentes. Constituído por um conjunto de raios laser, o sistema verifica os possíveis obstáculos em curvas à esquerda e avisa ao sistema de navegação.

Divulgação
Sistema está em teste em unidade do Série 5
Sistema está em teste em unidade do Série 5 (foto)

O sistema, em testes em um Série 5, é ativado automaticamente quando o carro inicia uma conversão.

Uma câmera registra o traçado das ruas. Três scanners a laser mapeiam uma área de até 100 m e detectam a presença de carros, caminhões e motos.

Se os sensores detectarem veículos aproximando-se no sentido oposto e o carro continuar a se mover no cruzamento, o assistente freia o carro, evitando a colisão.

Ao mesmo tempo, avisos visuais no painel e sonoros informam ao motorista o motivo da intervenção.

O sistema só funciona quando o carro está em velocidade de até 10 km/h. Segundo a BMW, a frenagem automática não deve ser vista como uma solução para altas velocidades e apenas com um equipamento para impedir o carro de se mover do seu caminho.

Durante a frenagem automática, quando o motorista pisa nos freios, o sistema é desarmado. O auxiliar de conversão à esquerda também pode ser desligado previamente pelo condutor. Ainda não há previsão de quando o sistema entrará em linha de produção.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag