Publicidade
20/08/2011 - 07h01

'Moto de 4 rodas' será carro urbano do futuro

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

As montadoras europeias parecem apostar em um novo segmento: o dos carros supercompactos.

Marcas como Renault, BMW e Audi já têm até protótipos prontos, como o UrbanConcept, que será apresentado no próximo mês durante o Salão de Frankfurt.

Divulgação
Audi vai apresentar o UrbanConcept, veículo de dois lugares, no próximo mês, durante o Salão de Frankfurt
Audi mostrará o UrbanConcept no próximo mês em Frankfurt

Candidato a destaque da mostra alemã, o "Audizinho" gaba-se de transportar só dois ocupantes. Sua carroceria, bem mais compacta que a de automóveis convencionais, deixa até as rodas de aro 21 do lado de fora.

O motor é elétrico e não emite gases tóxicos, assim como o do Renault Twizy --outro que mais parece uma 'moto de quatro rodas'. No conceito francês, aliás, o carona senta exatamente atrás do motorista.

A previsão é que o modelo da Renault seja o primeiro a chegar. Sua estreia está prevista para 2012 e ocorrerá em 38 países, incluindo o Brasil e o México. No Velho Continente, seu preço será bem próximo ao do pequerrucho smart fortwo, que custa aqui a partir de R$ 50 mil.

Divulgação
Twizy, o protótipo elétrico de dois lugares da Renanult
Twizy, o protótipo elétrico de dois lugares da Renanult

Se metade da frota fosse de compactos, SP não teria engarrafamento

Professor da Faap e especialista em design automotivo, Fabio Ferrero acredita que esse tipo de veículo não irá vingar no Brasil, pelo menos por enquanto.

"Primeiro porque esses carrinhos são muito caros e não funcionam como o único carro de uma família. Depois, o brasileiro não está preparado culturalmente para eles. É como acontecia com o carro de quatro portas até os anos 80."

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag