Publicidade
11/10/2011 - 12h50

Enchente atinge fábrica da Honda na Tailândia

DE SÃO PAULO

Inundações castigaram várias regiões da Tailândia, incluindo a província de Ayutthaya, onde fica a fábrica da Honda.

Christophe Archambault/France Presse
Imagem aérea do pátio da Honda em Ayutthaya, norte de Bancoc
Pátio da Honda em Ayutthaya, região norte de Bancoc

Além de danificar robôs e o departamento de peças da montadora, o excesso de água encobriu um pátio cheio de carros novos que seriam distribuídos às concessionárias.

No cenário automobilístico, a Tailândia é famosa pelo desenvolvimento de picapes. Tanto que as futuras gerações da Ford Ranger e da Chevrolet S10 brasileira, por exemplo, estão sendo concebidas lá.

Segundo autoridades tailandesas, as cheias provocaram a paralisação de quase 200 fábricas e, desde julho, ao menos 260 pessoas morreram em consequência das tempestades das monções que atingem o país.

Em março de 1999, o pátio da Ford em São Bernardo do Campo (SP) sofrera estrago semelhante.

Cerca de 120 carros foram dados como perdido. "Quando há penetração de água, não há mais condições de comercialização", disse, à época, Rogelio Golfarb, então diretor de assuntos corporativos da montadora de origem norte-americana.

Segundo especialistas em mecânica, após ser submetido a enchente e mesmo quando a revisão é bem feita o carro pode apresentar problemas nos componentes elétricos e eletrônicos e desgaste prematuro do estofamento.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag