Carros de luxo perdem mercado para aviões
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Divulgação |
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Minivan norte-americana ganhou novo visual na linha 2011 |
Você trocaria a comodidade de uma van de luxo por uma viagem de avião mais rápida e menos confortável? Os números indicam que a resposta dos brasileiros tem sido "sim". O segmento das vans grandes -e boas para viajar-encolheu 56% nos últimos três anos. Em 2010, apenas 1.184 foram emplacadas.
No mesmo período, a venda de bilhetes aéreos cresceu 48% -a TAM diz que 30% dos seus clientes viajam a lazer.
Para Edmar Bull, presidente da Abav (associação dos agentes de viagem), a falta de estrutura das estradas, como hotéis e postos, desestimula o turista a viajar por rodovias.
ASFALTO RUIM
Outro entrave é o alto custo gerado pelo asfalto ruim e pelo excesso de praças de pedágio -em julho, as tarifas subiram até 12% no Estado.
Town & Country foi eleita o melhor veículo para levar 'pets'
Van americana oferece conforto de primeira classe para os 7 ocupantes
Talvez tudo isso contribua para o extermínio das vans de luxo, representadas hoje apenas pela Chrysler Town & Country e pela Kia Carnival.
"Tão extensos e interessantes como o Brasil, os EUA e a Europa sabem explorar melhor o turismo rodoviário, por isso lá ele tem tantos adeptos", compara Bull.
São inegáveis os prazeres propiciados por modelos amplos e confortáveis como a van da Chrysler.
HOME THEATER
"Tio, esse é o carro mais legal em que já viajei", diz Luís Felipe Schiesari, 8, acomodado na terceira fileira de bancos e anestesiado pelas telas do "home theater" que, naquele momento, reproduziam imagens de um videogame.
Outra costumeiramente inquieta, a vovó segue satisfeita numa das duas poltronas reclináveis centrais, mas distraída com outros botões: os que aquecem os bancos de couro e os que regulam o ar-condicionado de três zonas.
É com esse nível de conforto que vão até sete ocupantes na Town & Country, que retorna ao mercado após quase um ano de ausência.
A pausa fez bem à van de luxo da Chrysler, que evoluiu bastante nesta versão 2011.
Na aparência, ganhou cromados. Mas a novidade está sob o capô e atende pelo nome de Pentastar - o novo e disposto motor V6 da marca americana. A potência subiu para 283 cv. Mas a van não é mais rápida que um avião, e não há buracos no céu.
A Chrysler cedeu a Town & Country para teste
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Bryan (377)24/10/2011 14h28
Na melhor das hipóteses, um carro de luxo de verdade custa no mínimo R$ 200 mil. Um Cessna 172 ou um helicóptero Robison custam em torno de 150 mil e terão o mesmo conforto, mais agilidade e, com certeza, mais status, que é o que se busca geralmente. Num país onde o controle aéreo é uma desgraça, como se vê na mídia, ficará ainda pior com a "popularização" de aeronaves; já se encontram lotados os vôos comerciais com preços de R$ 50,00, imagine barateando as aeronaves...
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Olho Vivo (65)24/10/2011 12h03
Vejamos a fórmula: combustível caríssimo + pedágios em enorme número + pedágios caríssimos + estradas horríveis + inexistência de infra-estrutura nas estradas + carros caríssimos = vamos viajar de avião. Mas aí, nova fórmula: aeroportos obsoletos + infra estrutura antiga sem segurança de voo + passagens caras = vamos ficar em casa. Brasileiros, assumam nossa escravidão; vamos trabalhar, pagar impostos e ficar em casa chorando........chorar AINDA é de graça.....
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olnir (4446)24/10/2011 08h12
A matéria é interessante, mas poderiam até bem alem dando exemplos, sem entrar no mérito de gosto ou preferências, por exemplo quanto ao custos envolvidos, por exemplo em se ter um carro esportivo ou de luxo daqueles carissímos, com grana semelhante seria possível se comprar por exemplo um jatinho dos mais simples, ou helicoptero de bom padrão, seguramente que quem possui este volume de recursos tem até um veiculo de uso rotineiro e assim completando o conjunto de conveniência, agilizando au
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