Publicidade
12/11/2011 - 07h41

Com economia aquecida, cresce rotatividade

FLAVIA GALEMBECK
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O bom momento da economia brasileira nos últimos cinco anos intensificou a rotatividade dos executivos em praticamente todos os segmentos, na percepção de consultores como Adriana Chaves, sócia da DM Liderança.

A busca por novas perspectivas de carreira e diferentes desafios profissionais e a oferta de remunerações mais altas são os principais motivos para trocas de presidentes, diretores, gerentes, coordenadores e supervisores.

Além dessas razões, conta também o fator cultural. "Na Ásia, por exemplo, os profissionais ingressam nas empresas e dificilmente saem dela. Nós somos mais imediatistas", explica Alexandre Attauah, gerente da divisão de finanças e contabilidade da consultoria Robert Half.

NOVOS CICLOS

Luciana Whitaker/Folhapress
A executiva Mariana Goulart troca de emprego a cada dois anos, em média
A executiva Mariana Goulart troca de emprego a cada dois anos, em média

Para Carlos Eduardo Dias, CEO da consultoria Asap, o "turnover" também se deve à redução dos ciclos no ambiente corporativo.

"Empresas nascem e morrem mais rapidamente, assim como houve um encurtamento da vida de produtos. Isso se reflete nas carreiras."

A afirmação se confirma na trajetória profissional da gerente de marketing das grifes de roupa Limits, Borelli e Kolle, Mariana Goulart, 35.

Nos últimos oito anos, ela trocou de empresa quatro vezes em busca de melhores salários e planos de carreira.

"Os 'headhunters' não acham meu tempo médio de permanência um problema. Um deles até comentou que eu ficava [nas empresas] mais do que a média do setor [de varejo de roupas]", comenta.

Priscila Pádua, 33, gerente de marketing de grupo de produtos da Bacardi -onde está há seis anos-, só teve outro empregador além do atual. "Eu sentia falta de desafios quando um 'headhunter' me sondou", afirma.

Empresas desenvolvem planos de carreira e atividades como "coaching" para diminuir a rotatividade.

Especialistas citam a necessidade de uma seleção que considere o alinhamento do candidato à cultura da organização. "Muitas vezes, o profissional é contratado pela técnica e demitido pela atitude", resume Dias, da Asap.

ROTATIVIDADE

Mariana Goulart diz já ter trocado de empresa quatro vezes, mas afirma que isso não é problema para seu currículo. Um "headhunter", diz, até avaliou que sua rotatividade não é alta para a área em que atua, a de varejo de roupas.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag