Publicidade
13/09/2011 - 07h29

Número de funcionários públicos é igual ao dos anos 90, diz Ipea

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

O número de funcionários públicos concursados hoje é semelhante ao do começo dos anos 90. A informação consta em um estudo divulgado recentemente pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), chamado "Ocupação no setor público brasileiro: tendências recentes e questões em aberto".

Segundo o pesquisador José Celso Pereira Cardoso Júnior, "comparando as pontas desse período [1991 com 2010], podemos afirmar que não houve exagero na ocupação de cargos no setor público. Embora tenha havido muitas contratações, os contingentes [de novos contratados] foram suficientes apenas para repor o patamar de servidores públicos que existiam em 92, 93."

PÚBLICO E PRIVADO
O estudo também mostra diferenças de períodos menores. Entre 2003 e 2010, por exemplo, a porcentagem de trabalhadores no setor público (somando administração direta e empresas estatais) era de 27,8% do total de trabalhadores do país. O setor privado detinha 72,2% da mão de obra.

Em 2010, 23,7% estavam no setor público --queda de 4,1 pontos percentuais--, e 76,3% no privado.

Isso se deve "à dinâmica das contratações [no setor privado]", segundo Cardoso Júnior.

MAIS MULHERES
Além destas conclusões, a pesquisa aponta que houve uma municipalização dos servidores públicos, e que a porcentagem de mulheres aumentou.

"Os serviços meio, como motoristas, diminuíram, e os serviços de atendimento aumentaram", completa Cardoso Júnior.

Ele afirmou também que o instituto deve começar a pesquisar a qualidade dos serviços públicos prestados.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag