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25/09/2011 - 07h45

Na área de serviços há mais faltas do que na indústria

DE SÃO PAULO

Os empregados de companhias das áreas de serviços (como alimentos e transportes) faltam mais do que os da indústria (metalurgia ou química, por exemplo).

Essa é uma das conclusões a que chegou o levantamento nomeado 3º Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, realizado pelo escritório de Curitiba da ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Desenvolvida há quatro anos, a pesquisa surgiu para mensurar o setor de RH com indicadores de desempenho, explica Sônia Gurgel, 59, presidente da entidade.

"Como outros departamentos, [o de RH] tem condições de ser avaliado", diz Gurgel.

O levantamento de 2010, obtido com exclusividade pela Folha, mostra uma ligeira queda nas médias de absenteísmo em relação ao ano de 2009, tanto em serviços como na indústria (ver quadro). As empresas não são exatamente as mesmas do ano anterior.

INDICADORES

A Moinho Globo Alimentos, da cidade paranaense de Sertanópolis (453 quilômetros de Curitiba), é uma das 162 empresas que participam dos levantamentos.

Sergio Ranalli/Folhapress
Na empresa de Elisangela Ventura há meta para absenteísmo
Na empresa de Elisangela Ventura há meta para absenteísmo

Mario Trentini, 35, gerente de RH da Moinho, diz que lá o absenteísmo é observado de perto. "É um dos nossos indicadores, existe um patamar que entendemos ser aceitável", afirma. Se o número extrapola, os funcionários do RH não recebem o dinheiro da participação dos lucros.

A Moinho tem pouco mais de 150 empregados. Segundo Trentini, as faltas, justificadas ou não, somam 130 de janeiro a agosto deste ano. O número equivale a uma média de 16,25 por mês -ou 0,1 dia por empregado.

A assistente contábil Elisangela Ventura, 24, teve que faltar neste ano para extrair um dente. Ela avisou que não iria à empresa e depois levou um atestado comprovando a visita ao dentista. Ventura comenta que "a empresa entende [a falta]".

"Vimos que penalizar o colaborador não funcionava", destaca Trentini. Para manter baixo o número de faltas, a Moinho desenvolve ações preventivas ligadas à saúde: contratou dentistas e nutricionista, promove exames periódicos de avaliação e chama médicos para darem palestras na sede da empresa.

 

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