Publicidade
13/07/2011 - 15h13

Aprenda a transferir suas plantas antes da mudança de endereço

MICHAEL TORTORELLO
DO "NEW YORK TIMES"

Fazendo o jardim com pouco dinheiro em um mês de novembro [início da estação fria], minha namorada e eu compramos alguns vasos de capim (Panicum virgatum) com desconto de 70%. Os plantamos durante uma nevasca, mas eles vingaram. Dez anos depois, as moitas de capim tinham um metro de diâmetro.

Um comprador sentiria o mesmo orgulho que eu de meu pequeno pedaço de campina? Ou o novo dono preferiria (ideia grotesca) um gramado? Perguntei-me qual seria uma boa candidata para transplante.

Dawn Pettinelli, 55, diretora do Centro Educacional Casa e Jardim da Universidade de Connecticut, propôs uma escolha simples para o que vai e o que fica.
"Qualquer coisa que você conseguir apanhar fisicamente", disse Pettinelli, você pode mudar.

Claro, algumas plantas talvez não queiram deixar seu lar. Elas fincaram raízes, afinal, algumas com mais de 30 cms de profundidade. Esse grupo relutante incluiria as esporas ou piolheiras (Delphiniums), alteias e hibiscos.

Outras perenes com sistemas de raízes rasos e fibrosos não se importarão de segui-lo para uma nova casa. Também são plantas que se dividem com facilidade: brilhantina, áster, flox, crisântemos, margaridas e Heucheras. Às vezes é bom ser superficial na vida.

PROCEDIMENTO
Quanto aos procedimentos biológicos, mudar um jardim não é como transplantar um rim. Você pode fazer o serviço com uma pá e um balde ou saco plástico para envolver as raízes. Uma manhã ou tarde nublada ajudará a manter as raízes frescas e úmidas.

O melhor plano seria colocar as plantas no novo quintal imediatamente. Mas "você sabe que não vai fazer isso", ela acrescenta. (O transplante é duro para todo mundo.) Por isso, ela recomenda colocar as perenes em um composto sem terra. Esse material macio não se compacta muito durante algumas semanas ou até meses, no quintal.

E se você já se mudou e lamenta o que deixou para trás? Nesse caso, diz Pettinelli, pense em levar brotos ou estacas. Você também pode procurar vagens, frutos e sementes. Todas as plantas estão no negócio da propagação. Com um pouco de incentivo, elas abrem uma nova filial.

Tradução Luiz Roberto Mendes Gonçalves

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag