Publicidade
14/08/2011 - 18h00

Núcleo da Poli-USP divulga alerta de bolha imobiliária

CRISTIANE CAPUCHINHO
EDITORA-ASSISTENTE DE IMÓVEIS

O Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo publicou no final de julho um alerta de bolha imobiliária.

De acordo com o relatório, se até o final de 2010 a alta de preços de residenciais se justificava pelo crescimento dos custos, a valorização que os imóveis apresentaram em 2011 está descolada de explicações estruturais.

Para o professor João da Rocha Lima, coordenador do núcleo, o aumento não é resultado da especulação de compradores. É uma espécie de teste de limites realizado pelas construtoras.

"O mercado tende a testar limites. Os vendedores vêm de balanços ruins, por questões internas", afirma.

Ao aumentar os preços de venda na planta para que seja possível suprir erros de orçamentos e problemas conjunturais durante a construção, os vendedores veem a possibilidade de comercializar por valores mais altos.

"Já que estou fazendo preços mais confortáveis, por que não testar mais um pouco? Se não passa, tenho margem para recuo", completa.

Apesar do alerta para a formação de preços inadequados, Lima é enfático em negar que possamos ter uma crise como a estado-unidense.

"O caso brasileiro é muito diferente do americano. Lá havia crédito de 110% do valor do imóvel. O crédito no Brasil é absolutamente responsável", ressalta.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag