Amazônia congrega técnicas inovadoras
FELIPE GUTIERREZ
ENVIADO ESPECIAL A PALMAS (TO)
Uma rodada de negociações entre 91 pequenas e médias empresas com 20 potenciais clientes do país inteiro foi um dos destaques do 7º Amazontech, programa de incentivo à inovação nos Estados da Amazônia Legal.
O evento, que ocorreu de 18 a 22 de outubro em Palmas (TO), atraiu pequenos empresários de nove Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) que, segundo o coordenador-geral, Gilberto Noleto, atuam com inovação e propostas de sustentabilidade.
A expectativa de Paulo Massuia, 47, diretor-superintendente do Sebrae-TO (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), era a de que os contratos somassem R$ 5 milhões.
Luiz Barreto, presidente do Sebrae Nacional, avalia que a Amazônia Legal "tem características próprias". "É fundamental que haja esforço para socializar experiências."
INOVAÇÃO
Uma delas é a da Modular, empresa de Porto Nacional (a 69 km de Palmas), que desenvolveu um concreto que reduz a temperatura ambiente da construção em até 4ºC, segundo o coordenador de pesquisa da empresa Harry Hamming, 31. O produto, diz, tem apelo em regiões quentes.
Rondinelli Ribeiro/Divulgação |
Leopoldo Curado, da Modular, desenvolveu concreto com isopor que deixa casa até 4ºC mais fresca |
Para chegar a esse resultado, elementos tradicionais de construção, como brita e seixo, são trocados por farelo de isopor na composição de paredes pré-fabricadas.
Leopoldo Curado, 57, dono da empresa, salienta as qualidades "verdes" da técnica. "Tiramos um produto que iria para o lixo e o transformamos em matéria-prima", explica.
Outras empresas representadas no evento buscam desenvolver produtos do filão ambientalmente correto, como a J. Demito, que vende calcário dolomítico -químico que corrige a acidez da terra.
Por anos, os produtores rurais abandonaram solos esgotados e desmataram áreas com alto potencial produtivo.
"O Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] está 'em cima', não é possível abrir mais novas áreas", afirma Eric Curado, 31, gerente de marketing. Por isso, diz, a procura pelo produto deles deve aumentar.
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