Publicidade
25/10/2011 - 07h15

Encontro de pequenas e grandes empresas alavanca parcerias no RS

ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A CAXIAS DO SUL (RS)

As grandes empresas precisam de fornecedores; as pequenas, de compradores. Negócios de diversos portes e setores encontraram-se na 20ª edição da Mercopar, feira realizada de 18 a 21 de outubro, em Caxias do Sul (RS).

No evento, organizado por Sebrae-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Hannover Fairs, encontros entre grandes e pequenos eram agendados conforme interesses das partes.

Foi em uma dessas reuniões que Jackson Tanscheit, comprador da Petrobras, encontrou um fornecedor de peças de máquinas chinesas.

As originais de fábrica, diz, levam 60 dias no processo de aprovação do pedido e 90 na entrega, sem contar o tempo na alfândega. "Conheci [no evento] uma empresa que desenha e confecciona peças e as entrega em 45 dias."

Caren Viana, representante da Rolim, que faz beneficiamento de aço, conseguiu agendar encontro com a compradora Marília Poncio, da Comil, que fabrica silos (de armazenagem de material como grãos) e secadores. "Esse encontro facilita nossa aproximação. É muito difícil isso acontecer se eu bato na porta da empresa", frisa Viana.

Em dois dias, foram 1.050 reuniões, com a participação de 140 micro e pequenas empresas e de 47 grandes, como Agrale, Caloi e Gerdau.

"O objetivo foi abrir novos canais de negociação, proporcionando encontros de 20 minutos para que pequenos empresários pudessem apresentar seus serviços e produtos", afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Vitor Augusto Koch.

A feira contou ainda com 539 expositores, que apresentaram novidades para setores metalomecânico e de automação, entre outros.

A jornalista viajou a convite do Sebrae-RS

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag