Publicidade
20/04/2011 - 16h08

Separação em material seco e úmido é o bastante para a reciclagem

CRISTIANE CAPUCHINHO
DE SÃO PAULO

Almeida Rocha/Folhapress
Reciclagem de lixo. Débora tem dois lixos na pia: um deles recebe o lixo comum e o outro reciclável - Foto: Debora Batista, 27 (Foto: Almeida Rocha/Folhapress, ESPECIAL)
Duas lixeiras bastam para separar o lixo reciclável

Não é preciso ter espaço para as quatro cores de lixeira (vidro, plástico, papel e metal) no condomínio para participar da coleta seletiva. A divisão entre material seco e úmido basta para entrar no ciclo de reciclagem.

Adequar o prédio é simples. O primeiro passo é estudar se há espaço para guardar esse material, pois a coleta pela prefeitura costuma ocorrer apenas uma vez por semana.

"Os coletores não podem atrapalhar as passagens de carros ou pedestres e devem estar em locais de fácil acesso a todos", lembra Gabriela Tischenberg, responsável pelo departamento de gestão ambiental da administradora Itambé.

O síndico deve passar uma circular orientando a conduta com o material reciclável.

"Os materiais secos, como garrafas e latas, por exemplo, devem ser lavados para não conterem nenhum resíduo" explica Omar Anauarte, diretor de condomínio da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios do Estado de São Paulo).

  • Metais: latinhas devem ser prensadas ou amassadas para facilitar o armazenamento
  • Papéis: basta colocá-los diretamente em saco plástico
  • Plástico: lave-os para não deixar vestígios do produto original
  • Vidros: lave-os e retire as tampas

De acordo com a concessionária de limpeza Loga, que atende na cidade de São Paulo, o material deve estar preferencialmente alocado em sacos de cor amarela para a coleta pela prefeitura, pois isso facilita a identificação, mas a medida não é obrigatória.

COLETA

Na capital, são 23 as subprefeituras servidas pela coleta seletiva.

Se a rua do condomínio não estiver na listagem, o site Rota da Reciclagem tem uma ferramenta de busca de pontos de entrega por todo o país.

Condomínios com muitas unidades podem usar a reciclagem como fonte de renda. Para isso, além de dispor de um funcionário para levar o material em pontos de venda, é necessário haver um funcionário que faça a separação de materiais dentro do condomínio.

Para a venda, os produtos mais interessantes são papel, latas e embalagens longa vida.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag