Publicidade
07/08/2011 - 07h43

Análise documental cautelosa é solução

CARLOS ARTHUR FRANÇA
DE SÃO PAULO

Como precaução contra falsas garantias no aluguel, o melhor caminho é a exigência de documentos. Com os papéis em mãos, é mais fácil checar a idoneidade do locatário e a do fiador.

Certidões negativas atualizadas, tiradas em cartórios e fóruns, provam que as pessoas não possuem pendências judiciais ou financeiras. Vale também pegar referências em bancos e na vizinhança, principalmente no caso do fiador.

Alexandre Rezende/Folhapress
A corretora Lizette Toledo exige que os fiadores assinem o contrato de locação na própria imobiliária
A corretora Lizette Toledo exige que os fiadores assinem o contrato de locação na própria imobiliária

Na hora de celebrar o contrato, o advogado Edwin Britto recomenda a presença de todos os assinantes juntos. Para ele, é a única forma de atestar quem é quem.

"O contrato de locação tem que dar certo por um ou dois anos. Investir 30 minutos para reunir os assinantes não é perda de tempo, é investimento", considera Jaques Bushatsky, conselheiro do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

Em casos excepcionais, o reconhecimento de firma por autenticidade Ðem que a pessoa assina em frente ao tabeliãoÐ é a alternativa mais segura, aconselha José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

Dona da imobiliária M. Toledo, Lizette Toledo afirma que passou a exigir a presença do fiador há muitos anos.

"Quando [os locatários] chegam com uma pastinha toda certinha do dia para a noite, não dá outra. Dois dias depois a papelada é negada por problema de fraude."

PRECAUÇÕES
Ao proprietário, a advogada Josiclér Marcondes sugere pedir fiador com dois imóveis. Seria uma forma, diz, de garantir uma penhora, pois, se um dos bens for de família (único para moradia), não poderá ser executado.

Deixar o imóvel em grandes imobiliárias em geral é mais seguro. Nelas, documentações frias não costumam aparecer Ðo golpe dificilmente vinga, frisa o gerente de aluguéis da Predial Auxiliadora, Daniel Nakamura.

"Com uma carteira consolidada, a imobiliária tem uma estrutura jurídica que diminui os riscos."

Ao maior prejudicado nesses episódios, a pessoa que vira fiadora sem saber, Edwin Britto propõe deixar o próprio nome sujo por algum tempo: "Só assim os falsários deixam de usar os documentos".

REFORMA
Em meio à papelada dos contratos de aluguel, a falta de orientação ou de experiência do proprietário e do inquilino pode causar desentendimentos.

Um problema comum é a ausência de documentação para exigir a reforma do imóvel ao fim do acordo. Muitas vezes o inquilino alega já ter encontrado o imóvel daquele jeito e não quer reformar, relata José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP.

O gerente de aluguéis da Auxiliadora Predial, Daniel Nakamura, recomenda que o locatário acompanhe a vistoria que produzirá as fotos do imóvel que serão anexadas ao contrato. O documento deve ser firmado por ele.

Quando utilizado, o seguro-fiança também pode virar fonte de dor de cabeça. Como geralmente ele tem contrato de 12 meses, algumas imobiliárias se esquecem de pedir a renovação, alerta Roseli Hernandes, diretora da Lello.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag