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06/05/2011 - 07h04

Empresas falham ao adotar estratégia de marketing estrangeira

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Uma boa estratégia de marketing é fundamental para que micro e pequenas empresas se diferenciem de grandes corporações.

Entretanto, é exatamente nesse quesito que elas mais falham, na opinião de Marcos Cortez Campomar, coordenador do Promark (Programa de Marketing e de Serviços) da FIA (Fundação Instituto de Administração).

"Como há muitas multinacionais no Brasil, as estratégias de marketing utilizadas por grande parte das companhias nacionais acaba sendo implantada com base na realidade de outros países, não do nosso", critica o professor, que aborda o assunto no livro "Marketing de Verdade!", que será lançado na próxima terça-feira (10) pela editora Gente.

O resultado dessa incoerência, segundo o professor, é a criação seguida por rejeição de alguns produtos. "A cada 10 lançamentos feitos com base em experiências internacionais, 8 não dão certo", contabiliza ele.

De acordo Carlos Fernando Nogueira, professor de marketing de serviços da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), alguns exemplos são mercados que oferecem cupons (bastante utilizados por norte-americanos) e redes de fast-food, de café e de doces que não ofereceram produtos específicos para brasileiros e, dessa forma, perderam espaço no mercado.

Nesse caso, reitera Nogueira, não basta fazer promoções para reaver os clientes. "A cada 1% a menos cobrado no preço de um produto, as empresas perdem 10% do lucro no faturamento final do mês", pondera.

Confira seis dicas para implementar estratégias de marketing com eficiência:

- Ter um bom conhecimento de marketing;

- Definir o público-alvo;

- Posicionar-se bem no mercado;

- Conhecer bem a própria clientela;

- Fazer constantes pesquisas de mercado;

- Manter a coerência entre preço, produto e ponto de venda da marca

 

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