Publicidade
07/08/2011 - 02h01

Filial deve anteceder abertura de franquia

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Constituir filial não é a única maneira para expandir um negócio. Com a economia em alta e a população com maior poder de consumo, franquear a marca pode ser atalho para crescimento de faturamento e popularização da empresa.

Abrir franquia, no entanto, exige amadurecimento da marca e reserva financeira, explica Rose Mary Lopes, coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "O empresário deve estar preparado para delegar a administração da marca a terceiros e treiná-los para que essa gestão seja bem realizada."

Entre os "altos custos" que acompanham o processo de franqueamento estão "treinamento de funcionários, projeto de padronização de marca e divulgação da rede", pontua Lopes.

Começar com filiais, sugere, agrega experiência prática em gestão e em finanças que será necessária para a migração para o franchising. "[O empreendedor] não tem condições de abrir franquia sem antes de ter administrado uma filial, já que a marca deve ter, no mínimo, reconhecimento no mercado", opina.

Abrir filial para depois franquear foi a ordem estipulada por Paula Agnelino, 28, gerente de operações da rede de restaurante italiano Per Paolo.

Com quatro unidades na capital paulista, a marca deve virar franquia a partir do ano que vem para expandir a quantidade de restaurantes pelo país. "Vamos levar a experiência das filiais a empresários interessados em investir na nossa ideia", pontua Agnelino, que afirma já estar elaborando projeto de padronização de marca.

Ao contrário da Per Paolo, Ana Carolina Albuquerque, 33, proprietária da rede de comida Taiyang, diz que pretende parar de pensar em crescimento nos próximos seis meses para elaborar um projeto sólido de expansão a longo prazo. "Vamos estudar o histórico da empresa para aprimorar o que fizemos de bom e corrigir o que não teve resultado", destaca ela, que tem cinco unidades em shoppings da capital paulista.

Exigências para abertura de franquia:

  • Estruturação do público-alvo da empresa
  • Criação de projeto de padronização da marca
  • Definição do modelo de negócio a ser franqueado
  • Capital de giro para investimento em infraestrutura
  • Experiência em gestão de negócios e de finanças
  • Disposição para delegar controle do negócio a terceiros
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag